Um estudo conduzido por um grupo de pesquisadoras da Universidade de Madrid e da Escola Andaluza de Saúde Pública, na Espanha, identificou uma característica comum entre as pessoas que alcançam idades superiores a 100 anos: elas adotam hábitos e mentalidades mais positivos.
De acordo com a equipe de pesquisadoras, incluindo Dolores Merino, Marta Sánchez-Ortega, Elvira Elvira-Flores do centro de ensino madrilenho, e Inmaculada Mateo-Rodríguez da Escola Andaluza de Saúde Pública, considerando a probabilidade de que pessoas mais felizes têm uma chance maior de viver mais, questionaram se os centenários saudáveis compartilhavam recursos psicológicos ou características de personalidade positivas que lhes permitiam enfrentar situações traumáticas e desafios da vida com mais sucesso.
Entrevistando 19 pessoas com idades entre 100 e 107 anos, das quais 16 eram mulheres, as pesquisadoras identificaram pontos fortes psicológicos comuns entre os centenários. Segundo elas, “todos esses pontos estão relacionados à saúde física e mental”.
Os pontos-chave identificados foram:
🔸Vitalidade: Conexão forte com a vida, atividades físicas e mentais regulares.
🔸Relações sociais amplas: Socialização além do círculo social convencional.
🔸Comprometimento: Vínculo psicológico com objetivos pessoais, trabalho, família etc.
🔸Controle da própria vida: Autonomia, domínio ambiental e tomar suas próprias decisões.
🔸Motivação intelectual: Curiosidade, amor pelo aprendizado e busca por novos conhecimentos.
🔸Positividade: Gratidão pelo que é bom e capacidade de superar adversidades.
🔸Busca pela inteligência: Pensamento abstrato, planejamento, raciocínio e resolução de problemas.
Centenários que mantêm atividades mentais e físicas, diversificam suas relações sociais, demonstram comprometimento, autonomia e controle, além de manterem um alto nível de motivação intelectual, positividade e busca pelo conhecimento, contribuem para uma vida longa e saudável.