Declínio cognitivo em idosos durante e após a pandemia de COVID-19

Um recente estudo, divulgado na revista científica The Lancet Healthy Longevity, destaca o impacto da crise sanitária da Covid-19 na cognição de adultos com 50 anos ou mais. A pesquisa foi conduzida por cientistas britânicos da Universidade de Exeter e do Instituto de Psiquiatria, Psicologia e Neurociências do King’s College London (IoPPN) e revelou que houve um aumento de 50% na taxa de declínio das funções cognitivas durante o primeiro ano da pandemia.

Os resultados indicaram um aceleramento na taxa de declínio cognitivo em todo o grupo durante o primeiro ano da pandemia, independentemente de terem sido infectados com a Covid-19 ou não. O ritmo de declínio foi 50% mais rápido e ainda mais pronunciado entre aqueles que já apresentavam um comprometimento cognitivo leve antes do surgimento do novo coronavírus.

Surpreendentemente, no segundo ano da pandemia, os cientistas observaram que essa tendência de aceleração persistiu, o que tem implicações significativas para as políticas públicas de saúde.

Dag Aarsland, professor especializado em psiquiatria geriátrica no King’s IoPPN, comentou: “Este estudo contribui para o entendimento das repercussões a longo prazo da COVID-19 na saúde, especialmente para grupos vulneráveis, como os idosos com leves problemas de memória. Já estamos cientes dos diversos fatores de risco para um declínio cognitivo mais acentuado, e agora podemos incluir a COVID-19 nessa lista.

Por outro lado, existem evidências de que mudanças no estilo de vida e uma gestão de saúde mais eficaz podem ter um impacto positivo no funcionamento mental. O presente estudo destaca a importância de monitorar de forma diligente as pessoas em situação de risco durante eventos significativos, como a pandemia.

“O artigo é intitulado ‘Declínio cognitivo em idosos durante e após a pandemia de COVID-19: uma análise longitudinal dos dados do estudo PROTECT UK’ e é publicado no The Lancet Healthy Longevity.

O estudo PROTECT é conduzido de forma completamente online e está aceitando novos participantes a partir dos 40 anos de idade. Para obter mais informações, acesse: https://www.protectstudy.org.uk.

Fale com canal de atendimento